quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tradições de S. João da Vila

Hoje festejamos na minha terra o S. João, é o nosso feriado municipal e a nossa maior festa popular.
Temos marchas, sardinhas, pão de milho, batata com pimenta e vinho de cheiro, tudo gratuito na rua, temos musica, bandas e muita alegria e animação.

Já é uma festa muito antiga e tem tradições  e curiosidades interessantes, que já ninguém pratica, como as "sortes" para prever o futuro.
É o caso da clara de ovo que é colocada num copo de vidro com agua e deixa-se na noite de S. João ao relento no quintal, no dia seguinte a clara forma uma imagem que se conseguimos identificar  representa uma situação futura.
Também costumava-se colocar debaixo da almofada que usamos para dormir, 3 favas, um com casca, outra sem a metade da casca e outra ainda sem casca, de manhã tira-se uma fava e se calhar a com casca quer dizer que vamos ser ricos, se for a com metade da casca que vamos ser remediados, e se for sem casca que vamos ser pobres.
Outra ainda muito engraçada é a dos nomes de 3 rapazes, escreve-se cada nome num quadradinho de papel e cobra--se de modo a que se assemelhe a um acordeão,  dispõe-se os papeizinhos num pires e salpica-se com agua, coloca-se também no quintal durante toda a noite (mas cuidado, em sítio seguro pois os rapazes saltam os quintais e pode cuscar os nomes e até mesmo trocar os resultados), no dia seguinte abre-se o papel que estiver mais aberto e nome que consta nele é do homem com quem vamos casar.

2 comentários:

  1. Gostei muito de saber sobre essas tradições :)

    Acho que mais do que uma premonição é uma atividade frecreativa que decerto ainda hoje faz muita gente rir.

    Gostei

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Há tradições tão engraçadas que é uma pena que se percam.

    ResponderEliminar